Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

sábado, 9 de agosto de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": A Vitória-régia


*essa ilustração não é minha é de Elis Farias, creio eu. A assinatura está apagadinha ^^'

Reza a lenda que uma bela indiazinha solitária, chamada Naiá, apaixonou-se pela Lua, embalada pelas histórias ouvidas quando menina. Acreditava que "Jaci" (a Lua) era um belo guerreiro que todas as noites de luar descia à terra para casar-se com uma índia e as bem-aventuradas, as escolhidas, tornavam-se as estrelas do céu e suas companheiras por toda a eternidade. Todas as noites, ela esperava ansiosa a visita do amado guerreiro. Nas noites sem lua, ela sentia-se triste, mas quando vinha as noites de lua-cheia, seu coração batia forte ao vislumbarar a bela imagem clara de seu amado. Pensava ela: —"Oh, doce e forte guerreiro! Quando descerás à terra para escolher-me para tua esposa e me amarás?"... Nisso, a bela índia corria as matas, logo quando a lua cheia aparecia no céu, julgando poder alcançar o guerreiro e abraçá-lo, porém, ele sempre mostrava-se distante e indiferente. Todas as noites claras de luar era isso, ela corria, corria, esperançosa do jovem notar-lhe a paixão e descer dos céus para os seus braços, só que isso nunca ocorria.
Um dia, já desgostosa de sua sina, pensou em desistir, contudo ao caminhar pela mata virgem ela chegou a um lago e na face do lago escuro, viu a imagem refletida da lua. A índia não conseguiu conter-se de felicidade e vendo que o seu amor finalmente havia descido e estava ao alcance de seus braços, a bela Naiá abriu os braços e atirou-se ao lago. Oh, infeliz donzela apaixonada que julgara ter finalmente encontrado sua felicidade! Seu túmulo tornou-se o fundo do lago...
Vendo o que acontecera à jovem, a Lua apiedou-se dela e em vez de transformá-la numa estrela do céu, achou que seria mais digno transformá-la em estrela no lago. Assim, transformara a índia em "Vitória-régia" e a partir de então, todas as noites de luar, Naiá aguarda o seu amado e quando "Jaci" surge alta no céu, a vitória-régia abre suas enormes e belas pétalas, oferecendo a corola rosada para receber os raios prateados do seu amado guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008