
Ambos os estados receberam a influência de colonos portugueses, italianos, alemães, poloneses, húngaros, ucranianos, russos, irlandeses, escoceses, holandeses, japoneses, etc. É uma Europa brasileira em sua maioria o que contribuiu para a riqueza do seu folclore. As danças mais praticadas na cultura paranaense e catarinense são: boi-de-mamão ou boi-de-pano (a versão do bumba-meu-boi da região), a dança-de-fitas, dança do vilão e os folguedos e festas populares são: a carreira de cavalos, a festa da uva e a oktoberfest de blumenau. Há também o ritual de encomenda das almas.
Lá também se acredita na lenda do Boto, como na amazônia; quando alguma mulher aparece grávida e não sabe quem é o pai, culpam logo o Boto "— Foi Boto, sinhá!" Ah, coitado! Ele é um animal dócil e sociável aos humanos e importante aliado dos pescadores na pesca da tainha. É o primo brasileiro dos golfinhos.
O artesanato mais famoso da região são as belas rendas de Santa Catarina.
No decorrer dos posts, vou falar um pouco de cada tema aqui abordado. E embora o mês do folclore esteja quase terminando, entrarei setembro a dentro falando, porque dada às riquezas culturais de nossa terra, isso é assunto pra muuuuuuitos posts!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário