Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

domingo, 24 de agosto de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": Boi-de-mamão e a dança-de-fitas

Boi-de-mamão: Teatro popular criado pelos jesuítas para evangelizar a "nossa gente". Nesta dança dois pontos principais são ensinados, a conversão e a ressurreição. No Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, boi-de-mamão o argumento fundamental é a ressurreição. O Boi-de-mamão vai do Natal ao Carnaval. Começa com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreição do boi. São muitos os presonagens, alguns fixo como: Mateus Vaqueiro, cabrinhas, cavalinhos, médicos, cantadores, tocadores e a Bernuncia (animal descomunal, síntese de vários monstros medievais que chegaram até nós. Algo de bicho-papão que habita a imaginação infantil), na representação engole crianças. Felizmente as crianças passaram a brincar de Bernuncia e, com grande saco de aniagem, fazem de conta que engolem as outras sem medo. Tornou-se uma brincadeira infantil.


"No momento de alegria

nosso boi adoeceu

abaixou-se no chão

parece que o boi morreu..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008