
Aproveitando o momento das eleições do país, tive esta idéia. Espero ansiosamen-
te a votação dos meus amigos leitores. Não deixem de votar. A opinião de todos é muito importante, pois minha proposta (não eleitoral) é melhorar cada vez mais.


Aceita um vinho? (divulgação)
Espaço para recados ao lado >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Dança-de-fitas: A dança-de-fitas é uma tradição milenar. É uma dança ariana antiquíssima. Uma dança pagã, da árvore de maio, da arqueocivilização européia. Fazem um pau-de-fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fitas que são seguradas por oito dançarinos. A música que acompanha é, em geral, tocada por sanfonas, violões e pandeiros. Os cantos tradicionais são loas em louvor da natividade e embora seja praticada por ocasião das festas natalinas é uma dança ritualística do passado. Os dançarinos executam figurações dançando ritmadamente. Trançam e destrançam as fitas em torno do mastro central. Em Santa Catarina, antes da dança-de-fitas, executam a dança da jardineira, em que pares de dançadores conduzem um arco enfeitado de flores, fazendo diversas figurações com o arco.
Boi-de-mamão: Teatro popular criado pelos jesuítas para evangelizar a "nossa gente". Nesta dança dois pontos principais são ensinados, a conversão e a ressurreição. No Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, boi-de-mamão o argumento fundamental é a ressurreição. O Boi-de-mamão vai do Natal ao Carnaval. Começa com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreição do boi. São muitos os presonagens, alguns fixo como: Mateus Vaqueiro, cabrinhas, cavalinhos, médicos, cantadores, tocadores e a Bernuncia (animal descomunal, síntese de vários monstros medievais que chegaram até nós. Algo de bicho-papão que habita a imaginação infantil), na representação engole crianças. Felizmente as crianças passaram a brincar de Bernuncia e, com grande saco de aniagem, fazem de conta que engolem as outras sem medo. Tornou-se uma brincadeira infantil.
Os paranaenses e os catarinenses
*Essa ilustração saiu fresquinha do forno. 

*Boas críticas e sugestões são bem-vindas e responderei a todos que o fizerem, com prazer. O espaço para comentar está ao lado! Ou comentem nos próprios posts... Você decide amigo leitor!


O Pezinho e o Pericom 











