
origem do nome
Há um ano atrás, a família católica brasileira, podia comemorar com grande alegria a Canonização do até então Beato Frei Galvão. Em missa campal, no dia 11 de maio de 2007 em São Paulo, o Papa Bento XVI finalmente reconheceu-lhe as virtudes heróicas e elevou Frei Galvão à glória dos altares, levando a nação brasileira a acrescentar um filho de nossa pátria, à ladainha de todos os Santos. Cantamos seu nome na ladainha, que ficou conhecido como Santo Antônio de Sant'ana Galvão, mas o carinho que todos os seu devotos tem por ele é tão íntimo, que muitos o chamam de São Frei Galvão ou Santo Antônio Galvão (eu particularmente o chamo de São Frei Galvão ^^, é mais curto). Os passos de uma canonização:
Vou tentar explicar em poucas palavras. Para se canonizar alguém, é necessário conhecer a vida santa da pessoa através de testemunhos incluídos no processo. São ouvidos historiadores e devotos que conheceram a trajetória de sua vida, além de suas obras deixadas, como exemplo: fundação de nova Ordem religiosa, mosteiros, conventos ou lutas empreendidas pelo santo em relação aos seus ideais, nestes incluem, possíveis milagres em vida, exemplos de caridade e entrega total ao seu rebanho e a Deus. E também, o mais importante, milagres operados pelo santo após a sua morte, através de um pedido em oração de uma alma necessitada; agora um ligeiro comentário: é extremamente importante ao processo de canonização o fato da pessoa ter pedido apenas pela intercessão do pretendente a santo. Com um milagre, o bem-aventurado torna-se Beato e comprovando-se um segundo milagre, o virtuoso torna-se Santo.
Os dois milagres de São Frei Galvão:
1º milagre Daniela. Aconteceu em 1990. menina que aos 4 anos de idade foi internada com encefalopatia hepática causada polo vírus da hepatite A. Seu estado era gravíssimo, pois a infecção dita acima havia se generalizado, e os médicos não lhe deram nenhuma esperança de vida, era só esperar a morte. As religiosas do mosteiro da luz rezaram por ela, pedindo a intercessão de Frei Galvão e a família da menina, deu-lhe as pílulas de Frei Galvão, no que a menina imediatamente ficou curada.
2º milagre Sandra. Aconteceu em 1999. Após três abortos espontâneos no passado, devido a um problema de má formação do útero, Sandra ficou grávida. Os médicos não acreditavam que sua gestação pudesse chegar ao fim, pois o problema dela não podia ser resolvido com cirurgia e o mais certo seria abortar este feto também. Embora sabendo disso, Sandra recusou-se a abortar, rezava e tomava as pílulas de Frei Galvão durante toda a gestação e ela conseguiu finalmente ser mãe, levou a gestação a bom termo e a criança nasceu sem nehuma complicação.
Diferença entre Beatificação e canonização:
Na Beatificação, o santo só pode ser cultuado na sua paróquia, ou na congregação religiosa a qual pertencera. Na Canonização, o santo pode ser cultuado em qualquer igreja e em qualquer lugar. Seu culto torna-se universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário