Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo"




Eu e a "gruta dos amores" ou "pedra da moreninha" em Paquetá


No dia 19/04/2008 estive com meu noivo na Ilha de Paquetá na Baía de Guanabara, de natureza exuberante e lindas histórias de amor pra contar: da novela "A Moreninha" à linda lenda indígena da "gruta dos amores", além da famosa "pedra dos namorados" que, segundo eu soube, pelo cocheiro que levou-nos à passeio de charrete (pois lá não existem carros pra não poluir), que se alguém, homem ou mulher, estiver precisando encontrar uma namorada ou namorado, basta virar de costas pra pedra mágica, jogar uma moeda e pedir para encontrar o seu amor e garantiu ele, funciona! Bem, o que com fé não funciona? Assim é Paquetá, a linda e romântica ilha que traz em suas ruas tombadas pela história, algo de especial e a sua lenda mais famosa:
Segundo a lenda, existia na Ilha de Paquetá um índio valente, lindo e guerreiro que, todos os dias, após retornar da caça, exausto, deitava-se nas sombras de uma gruta para repousar. Estava enamorada dele, uma bela indiazinha da tribo, que sempre deitava-se sobre a rocha da gruta para contemplar-lhe o sono. Ela ainda era de pouca maturidade, quando apaixonou-se pelo guerreiro, mas esse era indiferente ao seu amor. A ela, então, restava-lhe chorar a sua sina, enquanto olhava o guerreiro abrigado à sombra da gruta. A indiazinha, todos os dias, repetia este mesmo ritual: quando o jovem deitava-se sob a gruta, ela deitava-se em cima da pedra e chorava o seu amor não correspondido. E o tempo foi passando, passando... e um belo dia, quando já não era mais uma menina e sim, uma moça, suas lágrimas caíram sobre o índio adormecido assustando-o, no que ele olhou para cima e viu, diante dele, a índia mais linda que já vira, exclamando: "Cunhã-porã"! que na língua dele queria dizer moça linda! Por conseqüência, ao ver-lhe sua recente e madura beleza o índio também se apaixonou por ela e naquele dia, subiu à pedra e amou-a, transformando-a em sua companheira pra toda vida e das lágrimas da índia, brotara uma fonte. E a lenda ainda vai mais longe, conta-se que até hoje, quando um casal visita "a gruta dos amores" o amor deles torna-se eterno. Acho que já garanti a eternidade do meu ^^!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008