Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

domingo, 22 de junho de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": Uma curiosidade interessante sobre São João


São João não participa das festas em sua homenagem. Como ele é um bebezinho, dorme nesse dia. São João Batista é o único santo que é mais comemorado por sua natividade e não em sua data de martírio, que segundo consta foi no dia 29 de agosto.

Por isso em muitas cantigas mencionam "São João está dormindo, não acorda não", porque acreditam os antigos, que se ele soubesse o quanto é comemorado em sua noite pelos clarões das fogueiras que acendem em sua honra, ele desceria à terra e o mundo ia ser consumido pelo fogo.

Um poema para exemplificar:


"Se São João soubesse quando é o seu dia,

descia do céu à terra, com prazer e alegria.


Minha mãe, quando é meu dia?

— Meu filho, já se passou!

— Numa festa tão bonita minha mãe não me acordou?


Acorda, João!

Acorda, João!

João está dormindo, não acorda, não!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008