Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": O pãozinho de Sto Antônio



Amanhã é o dia de Santo Antônio e pra fechar o tema sobre ele, quero encerrar com o conhecido costume dos pães de Santo Antônio.


Pergunta-se sempre de onde procede essa piedosa prática, tão em voga entre nós, de prometer pão aos pobres, para obter seguramente do céu a realização de um desejo.


A eficácia dessa devoção foi indicado por Deus mesmo: Dá pão a quem tem fome, disse Ele, então orarás, e eu ouvirei. A obra do pão de Santo Antônio não é muito antiga como alguns imaginam: remonta a um incidente ocorrido em Toulon, no dia 12 de março de 1890.

Mme. Bouffier, a modesta cristã que iniciou essa obra, escrevia em 1892 ao reverendo padre Maria Antônio: "Desejais saber como a devoção a Santo Antônio de Pádua nasceu em Toulon: desenvolveu-se como todas as obras de Deus, sem barulho, sem reclamos e na obscuridade; há 4 anos não tinha conhecimento algum da devoção a Sto Antônio de Pádua, apenas ouvia dizer vagamente que fazia achar as coisas perdidas. Uma manhã, não consegui abrir minha loja; a fechadura secreta estava quebrada. Mandei buscar um serralheiro, que trouxe um molho de chaves e trabalhou cerca de uma hora; perdendo a paciência o homem disse "vou buscar algo para arrombar a porta". Inspirada por Deus, pensei: Se prometer um pouco de pão aos pobres de Santo Antônio, talvez ele faça abrir a porta sem precisar arrombá-la. Quando o serralheiro chegou com um companheiro para pôr a porta abaixo, disse-lhes: Acabei de prometer pão para os pobres de Santo Antônio, quereis antes de arrombar a porta, tentar abri-la mais uma vez? Talvez o santo venha em nosso auxílio. Os homens riram meio incrédulos mas aceitaram a proposta, e eis que a primeira chave que introduziram na fechadura quebrada, abriu-a sem a menor resistência, parecendo ser a própria chave da porta. A admiração de todos foi geral"

Desse dia em diante a fervorosa cristã e suas amigas não cessaram de rezar ao santo, comunicando-lhe as menores dificuldades, com promessa de pão para os pobres, daí nasceu esta tradição de oferecer pão aos pobres. As graças e os milagres que estas devotas obtiveram fizeram a admiração do mundo inteiro.

Então, amigo leitor, se quiserdes obter seguramente uma graça dirigi-vos a Santo Antônio e prometei-lhe certa quantidade de pão para os pobres. Escrevei o pedido em uma folha de papel, introduza-a aos pés da imagem do santo e depois rezai uma boa e fervorosa prece. Alcançando a graça, faça esse ato de caridade: Dê pão a quem tem fome.

Você também pode procurar nas igrejas a "Pia União de Santo Antônio" que podem ajudá-lo na distribuíção dos pães. Paz e Bem a todos e pra semana vou começar a falar sobre a origem das festas juninas e das quadrilhas, e também vou começar a falar de São João. Um beijo no coração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008