Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": Festas Juninas


As festas dos Santos Compadres Antônio, Pedro e João.

"Com a filha de João, Antônio ia se casar,

mas Pedro Fugiu com a noiva,

na hora de ir pro altar...

Pula fogueira Iaiá! Pula fogueira Ioiô!

Cuidado para não se queimar, pois esta fogueira já queimou o meu amor"

Esta é uma das várias cantigas tradicionais das festas juninas. No decorrer do mês vou postando as mais conhecidas e a seguir, um tema a ela relacionado.

Escolhi esta, porque na letra vem expressado os três santos mais comemorados do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Se repararem no verso, relaciona-se o nome de Antônio ao verbo casar, como indício do motivo pelo qual é mais lembrado e comemorado.

Os solteiros de plantão, podem ficar atentos; dia de Santo Antônio é o dia de descobrir o seu amor e saber se vai casar. Muitos fazem adivinhações na primeira hora da noite de Santo Antônio e não é à toa que a véspera de Santo Antônio é o dia dos namorados, então aproveitem para pedir ao santo, que apareça o grande amor da sua vida. Quer saber se vai casar? Quer descobrir o nome de seu futuro marido/esposa? Amanhã eu ensino!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008