Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": Por que Santo Antônio é casamenteiro?




"Fui pedir em oração ao querido São João, que me desse um matrimônio


São João disse que não, São João disse que não, isso é lá com Santo Antônio


Fui pedir em oração, ao querido São João, que me desse um matrimônio...


Matrimônio matrimônio! Isso é lá com Santo Antônio!"
Mas por quê?


Eis uma lenda:


Certa jovem, pobre, deixara-se enganar por um rapaz que se dizia apaixonado. Repelira-o a princípio, mas, seduzida por suas lábias, com a promessa por escrito de se casar com ela, cedera e ficou grávida...


As conseqüências não tardaram e o pai ameaçou-a de morte se não confessasse o nome do sedutor.


Ela, certa do cumprimento da promessa, confessa tudo. O pai corre ao rapaz, e este, amável, afirma querer cumprir a sua obrigação, pedindo apenas pequena demora para preparar tudo. O pai, receando indispô-lo, não ousa insistir em satisfação imediata. Mas, passam os dias, passam semanas inteiras, e... nada. O rapaz havia sumido, sem dar nenhuma satisfação.


— Santo Antônio, meu grande Santo Antônio, salvai-me! —pede a moça. —Sabeis como estou arrependida do pecado; vinde em meu socorro, antes que todos saibam da minha desonra!


Nada. A moça vai então ao tribunal da penitência, confessa-se e inicia uma novena a Santo Antônio, a terminar na festa do mesmo, que estava perto.


No dia 13 de junho, o sedutor, levado pela curiosidade, entra na igreja. Deixa correr os olhos pelos ricos adornos do altar, até a imagem de Santo Antônio e, de repente, pára como que fulminado com o olhar no santo. Movera-se a imagem, dizendo-lhe:


— Hoje mesmo repararás tua falta, senão...


Lívido, ele quase desfaleceu. Ao voltar a si, seu primeiro movimento foi fugir; mas refletiu. Que lhe adiantava fugir? Procurou então um confessor, correu a falar com o pai de sua vítima, fez-se acompanhar à igreja e só de lá saiu depois de casado com a jovem incauta.

Um comentário:

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008