Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": Festas Juninas

Por que se acendem fogueiras nas festas de São João?
Por que a maioria das cantigas mencionam fogo de amor, ardor de paixão? Reparem:

"Chegou a hora da fogueira é noite de São João.
O céu fica todo iluminado, esse céu tão estrelado, pintadinho de balão.
Pensando na cabocla a noite inteira, também fiz uma fogueira, dentro do meu coração...
Quando eu era pequenino, de pé no chão, eu cortava papel fino pra fazer balão. O balão ia subindo para o azul da imensidão..."
Muitos talvez nem saibam, eu também não sabia, mas o costume de acender fogueiras, vem de um antigo ritual celta chamado "Beltane"; o ritual pagão do fogo e da fecundidade, realizado na festa das colheitas, simbolizando a morte e o renascimento da vida, que coincidia com o solstício de verão no hemisfério norte.

Com a cristianização relacionaram muitas festas pagãs às comemorações religiosas, escolhendo Beltane, para a comemoração da natividade de São João Batista, uma vez que sua mãe era estéril e mesmo assim, teve a felicidade de dar à luz a seu filho no dia 24 de junho, dia de Beltane que, por uma feliz coincidência, caiu 6 meses antes do nascimento de Jesus, como supõe-se na Bíblia que São João, o precursor do Messias, era mais velho 6 meses.

A festa passou a fazer parte do calendário litúrgico e a chamar-se festas joaninas, mas o costume de acender fogueiras e em quase toda a quadrilha junina existir um noivo e uma noiva, representam a celebração da fecundidade.

As outras festas, São Pedro e Santo Antônio, foram acrescentadas mais tarde. Santo Antônio é até mais recente que os outros dois, levando em conta que São João e São Pedro são santos da primeira era cristã, enquanto Santo Antônio é um santo medieval e em relação a esses, bem mais recente.

Em tempo: Enquanto no hemisfério norte é o solstício de verão, no hemisfério sul é o solstício de inverno. No norte, o dia é mais longo que a noite e no sul, a noite torna-se mais longa do que o dia, por isso, nossos vovôs e vovós sempre dizem ou diziam que a noite de São João é a noite mais longa do ano.


AH! Vocês sabiam que existe um tipo de fogueira diferente para cada santo? No próximo post eu explico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008