Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": bailados paulistanos

O FANDANGO:
ATENÇÃO!!!! NÃO É BISCOITO ELMA CHIPS... O fandango agitou a aristocracia brasileira e depois caiu no gosto popular.
No nordeste do Brasil fandango é o mesmo que marujada.
As danças do fandango recebem diversos nomes: andorinha, anu-chorado, anu-velho, chamarrita, chimarrete, gracinha, marrafa, manjericão, tontinha, tirana, tiraninha, pagará, monada, vilão de lenço, vilão de agulha, mandado.
No litoral paulista ele é dividido em dois grupos: fandango rufado ou batido e fandango bailado ou valsado, de acordo com os passos. Em outras localidades do beira-mar paulista, o fandango rufado é dançado até meia noite, depois dançam o valsado, mais calmos, até que o dia aparece.

SAMBA-DE-LENÇO: O samba é uma dança de origem africana. A palavra "samba" significa umbigada, na língua angolesa. Em São Paulo ele é sambado no meio urbano (samba de salão).
No meio rural há três modalidades: samba-de-roda, samba-carpinteiro e samba-de-lenço. São revividos e cultivados no Centro de Folclore de Piracicaba.
No samba-de-lenço duas filas se defrontam. Nas filas ficam homens e mulheres com um lenço na mão, com o qual acenam para o cavalheiro ou para a dama. A iniciativa de dançar pode partir do homem ou da mulher.

O sambista sai da fileira e acena para a pessoa com quem quer dançar. Formam então o par dançante, que dança no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008