
Nome: São Jerônimo, eremita.
Nascimento: Strídon, fronteira entre a Panónia e a Dalmácia
Sua vida: Corre o ano 382. Jerônimo, que mora no deserto como eremita, é chamado à Roma para secretariar o Papa São Dâmaso. Homem inteligente, ele traduz os evangelhos para o latim, língüa falada pelos romanos. Com a morte do papa vai para Belém, onde ensina grego e latim para as crianças. Um dia sua casa é invadida pelos hunos. Jerônimo consegue escapar e volta à sua vida de eremita. Morre aos 89 anos. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e também patrono das Secretárias.
Sobre o leão ao lado de São Jerônimo, conta-se a lenda que uma tarde São Jerônimo sentou-se com seus amigos monges, ouvindo a lição do dia, quando um gigantesco leão aproximou-se andando em três patas, com a quarta pata levantada. Todos os monges correram, cada um para um lado, mas São Jerônimo calmamente levantou-se e foi se encontrar com o hóspede inesperado. O leão ofereceu a sua pata ferida ao bom padre. Jerônimo examinou a pata e pediu a um monge menos medroso, um balde com água e lavou a pata ferida do animal. Aí o santo notou que a pata estava perfurada por espinhos. Jerônimo retirou com cuidado os espinhos e aplicou uma pomada e o ferimento rapidamente sarou. Com tal façanha milagrosa, o santo amansou o leão, que ia e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo como se fosse um animal doméstico.
Data comemorativa: 30/9
Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os cristãos para que eles compreendam as Escrituras. São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação que o nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário