Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

domingo, 9 de novembro de 2008

Folclore Brasileiro "marcas da cultura de um povo": A Festa do Divino do Tietê e os Irmãos da Canoa

*Ufa! Consegui um monitor novo mais cedo do que pensei!!!!!! Posso postar o que tinha prometido pra quinta. Vamos nessa?

A festa do Divino é festejada em vários pontos no Estado de São Paulo. Esta festa nasceu da população ribeirinha do Tietê. Ela relembra as expedições dos desbravadores, as bandeiras, seguindo as águas lendárias do Anhembi ou Tietê.

Os romeiros da festa do Divino usam trajes inspirados nos uniformes dos bandeirantes e as armas.

Os "Irmãos da Canoa" formam uma confraria sem estatutos, sem reuniões, sem diretorias, e mesmo assim há disciplina e fraternidade. Enquanto estão trabalhando para o Divino, não bebem bebidas alcoólicas. A folia é um grupo que recebe ofertas, chefiado por um violeiro famoso e além deste tem o salveiro, o bandeireiro, um caixa, para recolher as doações e o tocador de triângulo.
O saveiro conduz o trabuco (espingarda ou bacamarte) para dar os avisos de partida da confraria e o bandeireiro conduz o estandarte e a folia começa.

No último domingo de todos os anos é o ponto máximo da festa, quando todas as canoas se encontram, as do rio-abaixo com as do rio-acima. Há uma verdadeira salva de fogos e rojões e a multidão delira! Todos se juntam , confrarias, turistas e espectadores, e vão para a Igreja Matriz, onde a festa acaba com a Missa Solene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008