Vocês sabiam que cada tipo de nuvem quer nos dizer alguma coisa, em relação às mudanças climáticas? Por um tipo de nuvem dá para se ver se vem chuva, frio, vento, tempestades...
CIRROS SIMPLES: Nuvens muito delicadas, formadas por cristaizinhos de gelo, nas camadas altas da troposfera (6.000 m). Parecem pinceladas de um grande pintor no céu. São as nuvens que ficam vermelhas ou cor de laranja na hora em que o sol nasce ou se põe.
CIRROS CÚMULOS: são nuvens ainda mais altas que os simples, encontram-se entre 8.000 e 12.000 m. São nuvens onduladas, de pouca espessura, com aspecto característico: plumas ou fios de lã. Estas nuvens parecem rebanhos de carneirinhos ou pedras, segundo o olho do observador. Os cirros cúmulos indicam mudança de tempo, geralmente precedem uma frente fria. Como já dizia minha avó: "Céu pedrento, chuva ou vento"
CIRROS ESTRATOS: Estas nuvens lembram um véu esbranquiçado. São nuvens também muito altas, às vezes formam um halo em torno da lua ou do sol. Cirros estratos anunciam temporal.
CÚMULOS: Nuvens em formato de chumaços de algodão ou bolas de sorvete. São nuvens baixas, cerca de 2.000 até 6.000 m de altura, às vezes são acinzentadas e então anunciam chuva. Os cúmulos formam massas que o vento modela à vontade, dando idéia de animais e figuras humanas. Costumam formar-se ao entardecer. Quando se acumulam no céu podem provocar descargas elétricas e preceder temporais, tornando-se os cúmulos nimbus.
CÚMULOS NIMBOS: Nuvens carregadas e tempestuosas, o terror da aviação. Talvez o que provocou a pane elétrica no Airbus da AirFrance do vôo 447, que caiu no Atlântico.
Os cúmulos nimbus, quando atingem uma camada atmosférica superior, onde os ventos e as variações de temperatura achatam seu topo, tornam-se mais largas no topo que na base, assumindo uma forma de bigorna.
ALTOS CÚMULOS: são pequenas nuvens que à primeira vista se parecem muito com os cirros cúmulos, mas se formam a altura muito mais baixa. Formam densas camadas esbranquiçadas e superpostas, colunas ou fileiras de ponta a ponta no céu. Indicam sol.
ESTRATOS: São nuvens que se colocam horizontalmente, em várias camadas superpostas, geralmente ao entardecer. Formam-se a baixa altura, como uma cortina, chegando a produzir escurecimento.
NIMBOS ESTRATOS: compostas de nimbos e estratos, os nimbos estratos são nuvens muito baixas, são parecidos com os estratos, mas tem maior espessura e cor mais escura. Produzem sempre chuvas copiosas à menor mudança de temperatura. No inverno, provocam nevadas nos países frios.
ESTRATOS CÚMULOS: Por sua altura e formação, estas nuvens podem ser consideradas estratos que não chegaram a ter espessura suficiente. Algumas delas se assemelham aos cúmulos pela sua forma, mas não pela sua cor que é cinzenta. Às vezes os estratos cúmulos aparecem no momento que o sol se põe. Indicam ausência de chuvas.
ASPERATUS(foto): o que será que elas nos dizem?
Quem sou eu
- Paula Dunguel(S.Lopes^^')- Alguém que respeita e ama as artes e culturas em geral.
- Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Interessante: "Sinal dos tempos?"
Postado por
Paula Dunguel(S.Lopes^^')- Alguém que respeita e ama as artes e culturas em geral.
às
15:04
Marcadores:
clima,
meteorologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário