Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Folclore popular: "marcas da cultura de um povo"


foto: oferendas à Iemanjá ao por-do-sol.
Decidi retomar os temas interessantes relacionados ao nosso folclore. Creio que este blog perdeu muito em matéria de cultura, desde que relaxei nesse assunto. Nosso último papo foi sobre o Carnaval do Rio. Mas o Rio de Janeiro não se resume apenas a Carnaval. Aqui também temos festas juninas, que já viraram julinas e agostinas e também, misturas de crenças.
Hoje vou falar da festa de Iemanjá, na virada do ano, que já virou um elemento essencial do nosso folclore. Independente de crença ou não, a festa de Iemanjá, a cada ano, vem ganhando mais espaço. Até pessoas que não seguem o Candomblé ou a Umbanda, cultuam a rainha do mar e demonstram um grande carinho por essa entidade que governa os oceanos, afinal, praia aqui no Rio é o que não falta.
O culto a Iemanjá está tomando conta do povo carioca. A festa se repete todos os anos, na noite de 31 dezembro pra 1º de janeiro. Quando a noite vem chegando e enquanto aguardam a queima de fogos da virada de ano, os adeptos levam consigo flores (em geral azuis e brancas), perfumes, pentes, ornamentos de cabeça, bebidas e comidas que possam agradar a mãe dos Orixás. Iemanjá é tida como uma entidade extremamente vaidosa, uma personificação da deusa feminina, presente em cada mulher. Ela protege as viagens marítimas e a fauna do mar. Já se tornou prática essencial para se começar bem o ano sob a proteção de Iemanjá, as oferendas e os três pulinhos, ou os três mergulhos, nas ondas do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008