Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Símbolos do Natal: as meias na lareira, os sapatinhos na janela e o Papai Noel


Ainda estamos nas comemorações natalinas e de fim de ano, estas só se encerram no dia de Reis 6 de janeiro, por isso, pra encerrar as matérias sobre o natal vou terminar com ele, o bom velhinho, e símbolos a ele relacionados.
As meias na lareira e os sapatos na janela: Esta tradição vem de uma lenda de São Nicolau em quem foi inspirado o mito do Papai Noel.
Sabendo o santo que duas moças de uma família pobre, precisavam de dotes para se casarem e como não dispunham do valor exigido, São Nicolau , com pena, conseguiu doações em dinheiro e atirou-os dentro da chaminé da casa delas. Os sacos caíram dentro das meias que as moças haviam colocado na lareira para secar. Outra variação é o fato de São Nicolau ter atirado o dinheiro pela janela e este cair dentro dos sapatos das donzelas, embaixo da janela.
O Papai Noel: Inspirado em São Nicolau de Bari, patrono de países e dioceses, dos marinheiros, dos comerciantes e das crianças. Um santo muito popular e de sua suposta condição de patrono das crianças é que derivou a lenda do papai Noel, como é conhecido no mundo inteiro. Foi bispo de Mira, na Ásia menor, durante o século IV. Após sua morte, suas relíquias foram levadas para Bari, cidade onde nascera e lá permanecem até hoje.
Conta a tradição que certa vez ele teria dado presentes secretamente às três filhas de um homem pobre, que por não poder lhes dar dotes para seus casamentos, estava para abandoná-las à prostituição. Daí a sua personificação como o Bom Velhinho.

Um comentário:

  1. Olá!

    A LivroPronto Editora convida você, autor, para uma conversa sobre a publicação de sua obra.

    Escreva para nós!
    gabriela@livropronto.com.br

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008