Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Folclore" Marcas da Cultura de um povo: A folia de Reis

Folia que se comemora em 6 de janeiro ou vai até 2 de fevereiro.
Aproveitando ainda o clima das festas natalinas, vou falar sobre a Folia de Reis, dando início ao foclore do Estado do Rio de Janeiro e encerrando com o Carnaval.
A festa de Folia de Reis era muito praticada em tempos remotos no Estado do Rio, o que é uma pena, porque com a industrialização e urbanização, muitos costumes folclóricos foram esquecidos. Eu só lembro de ter visto um grupo de Folia de Reis ainda na minha infância, onde morava em Nilópolis. Creio que tinha uns 9 ou 10 anos e nem entendia o que era aquilo. Na época, acho que a comemoração do dia de Reis, já estava tornando-se esquecida, mas a imagem ficou guardada em minha mente: Um grupo de músicos, liderados por três pessoas vestidas e mascaradas, semelhantes a um palhaço, mas com coroas em suas cabeças. As suas roupas eram cheias de babados; há princípio, pensei que fossem "bate-bolas", como chamamos os Clóvis aqui no Rio, mas logo deduzi que não poderiam ser, porque o Carnaval ainda estava longe, pois era o dia 06 de janeiro.
Perguntei a minha avó Aurora quando cheguei em casa e ela que me disse que aquilo era a Folia de Reis.
Na folia de Reis, três pessoas se vestem com roupas coloridas e cheias de babados, representando os Reis Magos; usam máscaras com coroas e saem acompanhadas de músicos e palhaços também mascarados. O grupo de foliões visita as casas, relembrando a peregrinação dos Reis Magos até Jesus; procurando por Ele em cada casa.
No princípio, o grupo saía cantando e louvando o Deus Menino, desde às 22 horas do dia 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro, e em cada lugar que entravam, eram bem recebidos, só que em vez de levar presentes, eram eles que os recebiam em suas visitas: dinheiro, para prepararem a folia do próximo ano, bolos, doces, comidas e bebidas; como uma espécie de prática da acolhida. Segundo a tradição, quem acolhe os Reis visitantes é abençoado.
Com o passar dos anos e a falta de tempo dos foliões, resultou em se fazer a folia apenas no dia de Reis.
Músicas da Folia de Reis:

Boa noite meu sonhoro
Que aqui cheguemo cantando
Ai ai, meu Deus
Que aqui cheguemo cantando
Isto são véspera de festa
Entrada do novo ano
Ai ai, meu Deus
Entrada do novo ano
Senhoro dono da casa
Manda abrir suas portaria
Para entrar o Rei da Glória
Filho da Virgem Maria
E também a sua dona
Não se deita em colchão
Menino Deus foi nascido
Entre as palhinhas do chão
O galo crista de serra
É um pássaro garantido
Foi ele que deu a nova
Que Jesus era nascido
Vinte e cinco de dezembro
Menino Deus foi nascido
No dia seis de janeiro
Ele foi reconhecido
Foi na quarta-feira santa
Que Jesus foi judiado
Foi na quinta-feira santa
Que Jesus foi cravejado
Foi na sexta-feira santa
Que Jesus foi sepultado
E no sábado de aleluia
Ele foi ressuscitado
Deus lhe pague pela oferta
Vós micê com a sua família
O senhor nos dê licença
Pra nós poder viajar
E as noites são pequenas
Temos muito que andar
Viva o nosso Santo Reis
Deus menino no altar
Ora viva e ora viva
Nos quatro braços da Cruz
Viva o nosso Santo Reis
Para sempre amém Jesus
Viva os Santo Reis!!
Viva os donos da Casa!!
Viva os foliões!!



Oh, Deus salve o oratório! Oh, Deus salve o oratório,
onde Deus fez a morada oiá, meu Deus! Onde Deus fez a morada, oiá!
Onde mora o cálix bento, onde mora o cálix bento e a hóstia consagrada, oiá, meu Deus!E a hóstia consagrada, oiá!
De Jessé nasceu a vara, de Jessé nasceu a vara
da vara nasceu a flor, oiá meu Deus! Da vara nasceu a flor, oiá!
E da flor nasceu Maria, e da flor nasceu Maria
De Maria o Salvador, oiá, meu Deus! De maria o salvador, oiá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008