Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Folclore popular "marcas da cultura de um povo": o carnaval Carioca parte 1

Foliões na avenida Rio Branco em 1926
Carnaval (festa da carne):
O Carnaval iniciou-se com o "Entrudo", festa popular de origem européia revivida nas fazendas. Com o passar do tempo o "Entrudo" foi proibido. Pretendia-se tranformá-lo numa festa da elite. Em 1840 aconteceu o primeiro baile de salão. Dos salões, a folia ganhou as ruas. Um grupo de foliões passaram a sair às ruas com bumbos e tambores, fazendo barulho depois das 22h de sábado. Depois, com a popularização, surgiram os cordões, que passaram a se organizar em grupos separados e cores distintas, dando vida aos primeiros blocos carnavalescos que desfilavam pelas ruas do Rio. Como tudo que vai progredindo, surgiu o "Corso", um enorme desfile de carros ; alguns com a capota de lona abaixada e os foliões com serpentinas e confete, cantando e dançando; ouso dizer que são os antecessores dos luxuosos carros das grandes Escolas, que hoje vemos na avenida. Surgiram as marchinhas de Carnaval, a primeira delas "Oh Abre-Alas" de Chiquinha Gonzaga. Depois dela, surgiram outros compositores famosos, os mais conhecidos: Lamartine Babo e Ary Barroso, compositor da música Aquarela do Brasil. Carmen Miranda também contribuiu para divulgar este tipo de música; a sua marcha mais famosa foi "Tahi!".
Os blocos foram se unindo e se transformaram nas grandes Escolas de Samba que hoje conhecemos:
*Portela
*Império Serrano
*Acadêmicos do salgueiro
*Beija-Flor de Nilópolis
*Estação primeira de Mangueira
*Mocidade
*Imperatriz Leopoldinense, etc.

Gente que descia de seus morros ou vinha do subúrbio, para mostrar o verdadeiro samba-no-pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Minha vida(fotos): Cosplay Alucard "anime Hellsing"

Cosplayer como Saori

Cosplayer como Saori

Casamento da Babi

Casamento da Babi
Meus afilhados e meus padrinhos também ^^'

Nosso grande passo

Nosso grande passo
a realização de um sonho

Todos os Padrinhos reunidos

Todos os Padrinhos reunidos

Grandes amigos

Grandes amigos

Passeio em Paquetá

Passeio em Paquetá
abril 2008