Ary Barroso (1903 - 1964)
Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá-MG, na Fazenda da Barrinha, no dia 7 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, foi criado pela avó materna e por uma tia. Aos 12 anos já tocava piano no cinema de sua cidade, fazendo fundo musical para filmes mudos.
Em 1920 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em direito. Só em 1928, dedicou-se decisivamente a compor. Mas foi com o samba "Aquarela do Brasil", em 1939, que Ary Barroso inovou a música popular brasileira, incorporando ao acompanhamento células rítmicas até então só conhecidas em instrumentos de percussão.
Em 1944, convidado por Walt Disney, fez nos Estados Unidos a música do filme "Você já foi à Bahia?", e recebeu o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Paralelamente à música, Ary Barroso trabalhou como locutor e cronista esportivo, na Rádio Tupy. Também criou vários programas na emissora, entre eles a "Hora do calouro", onde surgiram grandes nomes da música popular.
Ary Barroso foi considerado por críticos de todo o Brasil como o mais inventivo e patriota dos nossos compositores de todos os tempos. Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, num domingo de carnaval, em 09 de fevereiro de 1964.
Discografia
Composições famosas:
- "Eu vou à Penha" e "Vamos deixar de intimidade" (1920)
- "Dá nela" (1930) -marcha campeã de um concurso
- "Na Baixa do Sapateiro" (1938)
- "Aquarela do Brasil" (1939)
- "Brasil Moreno" (1942)
- "Terra Seca" (1943)
Nenhum comentário:
Postar um comentário